domingo, 21 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia



Hoje é dia mundial da Poesia. Tão arredada ela anda do nosso quotidiano, que nos esquecemos da força que transmite. Longe vão os dias dos poetas, fossem eles malditos, proscritos, ou simplesmente "cultivadores" militantes das palavras. Percorremos um tempo quase "limbático" de esquecimento, pragmático, voraz, assustador. Quem invoca hoje a Poesia? Quem a elege como sua dama branca?
Talvez uma rápida lembrança no CCB e, seguramente a Paula Moura Pinheiro, logo à noite, no "Câmara Clara". De resto ficará a notícia da efeméride, como de todos os outros dias mundiais. Porque isto de ter um dia, tem que se lhe diga!.
Por mim, em jeito de evocação releio o meu poeta proscrito de eleição- Al Berto. Dele retenho o poema "Kandinsky escondido atrás da tela" , do livro , O Medo, publicado pela Assírio e Alvim. Uma tripla homenagem às três grandes artes: a Música, a Poesia e a Pintura.



Kandinsky escondido atrás da tela

muito antes de ter adoptado formas
rigorosamente geométricas (para fugir à anarquia)
pintei este arco negro ligando duas zonas
da mesma paisagem: ponte escura
por onde - tu que me olhas - podes passar
ao encontro da intensa chama das manhãs

e do outro lado do arco onde o vento e a árvore
se perdem na euforia das suas próprias cores
- escondido atrás da tela - vejo-te
cada vez mais próximo como se avançasses
pela desintegração do átomo ou pelo deslumbramento
dos lumes te acercasses de mim: o olhar envolto
na teia harmoniosa da colorida música














sexta-feira, 19 de março de 2010

Estes são os Midgard!



Encham a alma de Beleza! São um grupo Folk de Torres Vedras. Chamam-se Midgard e transportam-nos... Vejam mais no youtube Promo Midgard. Digam se não tenho razão. Simplesmente Belo!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Finalmente consegui!

Ana Paula,
Finalmente consegui copiar o vídeo.

segunda-feira, 15 de março de 2010

À memória de Jean Ferrat




















Jean Ferrat (1930-2010) morreu sábado, 13 de Março, aos 79 anos.
Para as gerações mais novas este nome pouco significado terá. Contudo, para os que, como eu, viveram, contestaram e amaram, nos anos 60 e 70, ele é uma referência incontornável de um tempo em que a força das causas determinava o destino dos nossos sonhos. Corremos mundos à boleia ao som de Ferrat, de Brel, de Ferré, de Brassens, de Regianni, de Greco. Desfizémos os medos, deixámos os cabelos ao vento, soltámos a raiva, apaixonámo-nos infinitamente e tornámo-nos sábios na imensidade do tempo.
Militante convicto da liberdade, Jean Ferrat, evocou nesta balada, a deportação para os campos de extermínio nazis como Auschwitz, onde morreu o seu pai. Que mais dizer? Restam as causas, fica a voz, perduram os poemas. Viva a Poesia!



sexta-feira, 5 de março de 2010

A imagem como ponto de partida...

A imagem como ponto de partida

Ainda sobre os blogues

Já que se escreve sobre a importância desta forma de comunicação, quero aqui deixar o registo de um blogue que nos remete para África. Trata-se de africandar.blogspot.com. É parte das tais memórias que justificam o título do meu blogue.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Sobre as vantagens dum blogue

Numa rápida viagem pelo google, descobri que há blogues para todos os gostos e uma variedade imensa de temas. Por que razão esta forma de comunicação se tornou tão popular?
Existem seguramente muitas explicações que sociólogos, psicólogos e outros, analisarão. Contudo na prática, é, seguramente, uma forma de comunicação democrática e aberta, pese embora os riscos que pode acarretar inerentes ao próprio conceito de abertura e alargamento de informação. Como tal o bom senso, a sensibilidade e a inteligência devem prevalecer na sua utilização.
As vantagens são mais do que as desvantagens. A partilha de informação, de ideias, de opiniões, feita em tempo quase real, aumenta e dinamiza, o papel colectivo e interveniente num espaço mais alargado de cidadania, podendo-se tornar num motor essencial para a permuta de saberes.